Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Grupo de Pesquisa em Sistemas Críticos de Segurança (GPSICS)

          Todos os projetos desenvolvidos pela equipe do GPSiCS são classificados em três linhas de pesquisa complementares: Sistemas Físicos-Cibernéticos; Sistemas Embarcados; Informática Médica. A seguir são detalhadas cada uma destas linhas de pesquisa.

  • Sistemas Embarcados: Os Sistemas Embarcados consistem de computadores e softwares incorporados em dispositivos, cujo missão principal não é a computação, tais como carros, brinquedos, dispositivos médicos e instrumentos científicos. Logo, um Sistema Embarcado é …

    […] um sistema de propósito especial no qual o computador é completamente encapsulado pelo dispositivo que o controla. Ao contrário de um computador de propósito geral, como um computador pessoal, um sistema embarcado executa tarefas pré-definidas, geralmente com requisitos muito específicos.

    NC State University, 2017
               Como o sistema é dedicado a uma tarefa específica, os engenheiros de projeto podem otimizá-la, reduzindo o tamanho e o custo do produto. O campo da pesquisa de Sistemas Embarcados é rico em potencial porque combina dois fatores. Primeiro, o projetista do sistema normalmente tem controle sobre o projeto de hardware e o projeto de software, ao contrário da computação de propósito geral. Em segundo lugar, os Sistemas Embarcados são construídos sobre uma ampla gama de disciplinas, incluindo arquitetura de computadores, compiladores, sistemas operacionais e sistemas em tempo real. Combinar esses dois fatores significa que as barreiras entre esses campos podem ser quebradas, permitindo a sinergia entre vários campos e resultando em otimizações que são maiores do que a soma de suas partes.
  • Sistemas Físicos-Cibernéticos: Sistemas Físicos-Cibernéticos (em inglês, Cyber-Physical Systems – CPS) consistem da …

    […] integração da computação, redes de computadores e processos físicos. Computadores embarcados e redes monitoram e controlam os processos físicos, com ciclos de realimentação (i.e., feedback) em que os processos físicos afetam as computações e vice-versa.

    CyberPhysicalSystems.org, 2017
               O potencial econômico e socieal de tais sistemas é vastamente maior do que se têm visto até agora, e maiores investimentos estão sendo feitos em todo o mundo para desenvolver a tecnologia. A tecnologia baseia-se na disciplina de Sistemas Embarcados, integrando as dinâmicas dos processos físicos juntamente com as dos softwares e das redes de computadores, provendo abstrações e modelagem, projeto e técnicas de análises para uma solução totalmente integrada. Como uma disciplina, CPS é uma disciplina de engenharia, focada em tecnologia, com uma base sólida em abstrações matemáticas.
  • Informática Médica: A Informática Médica ou Informática em Saúde (em Inglês, Medical Informatics) é definida por Blois e Shortliffe (1990) como …

    […] um campo de rápido desenvolvimento científico que lida com armazenamento, recuperação e uso da informação, dados e conhecimento biomédicos para a resolução de problemas e tomada de decisão”. Ou ainda, “o campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos para otimizar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas.

    Sociedade Brasileira de Informática na Saúde, 2017
    .
    Suas áreas de atuação são: Sistemas de Informação em Saúde; Prontuário Eletrônico do Paciente; Telemedicina; Sistemas de Apoio à Decisão; Processamento de sinais biológicos; Processamento de Imagens Médicas; Internet em Saúde; Padronização da Informação em Saúde.
19 de maio de 2017. Visualizações: 801. Última modificação: 30/10/2019 20:49:45